Nossa História

FUNDAÇÃO

No dia 03 de Outubro de 1951, reuniram-se na Travessa da Alameda, 20, no Fonseca, em Niterói, os confrades: Abigail Couto Miranda, Álvaro Figueiredo de Siqueira, Carmem, Edyr Cavalcante de Oliveira, Francisco Carvalho do Amaral, Francisco Paulino de Miranda, Godofredo Azevedo Pereira, lzabel, Jacyra Nascimento Reis, Lea Freire, Mentor Antunes dos Santos, Oir Alcântara Oliveira, Odemar Vianna da Silva, Reynaldo Reis, Ranulfo Xavier, Umbelino Pacheco Vítola, Zuleika Leite Siqueira, Nazareth Miranda Vítola.

Esta reunião se deu para oficializar a fundação de um Grupo Espírita, que teria por base em seu trabalho, a orientação da codificação, efetuada por Allan Kardec, a partir da Revelação da Doutrina Espírita, trazida pela falange luminosa do Espírito de Verdade.

A data escolhida com antecedência se propôs homenagear o querido mestre lionês, conhecido por todos nós pelo pseudônimo - Allan Kardec -, no seu 147° aniversário de nascimento.

Nesta mesma reunião, a médium Zuleika Leite Siqueira, entra em transe, fazendo-se ouvir o espírito Leôncio de Albuquerque, mentor espiritual da médium, que transmitiu mensagem de estimulo e carinho, mencionando o grande número de espíritos presentes à reunião, em razão da iniciativa de se fundar mais um núcleo de atividades espíritas; falou também da responsabilidade assumida, pelos irmãos encarnados presentes, pedindo que se procurasse sempre: estudar, sentir e praticar o Espiritismo, que é o Cristianismo redivivo.

O próprio Espírito Leôncio de Albuquerque sugeriu o nome de Emmanuel, mentor espiritual de Francisco Cândido Xavier, para ser o patrono do Grupo Espírita recém-fundado, o que foi prontamente acatado por todos, com grande alegria.

Quanto à escolha do nome que seria dado à instituição, foi o Sr. Umbelino Pacheco Vítola, que propôs o nome de Leôncio de Albuquerque, para ser dado à Casa fundada naquele momento, justificando seu convite com estas palavras (constantes da ata da 1ª Reunião de Diretoria): "Além de ser, o irmão Albuquerque, um velho conhecido de todos os fundadores do Grupo, ao qual tem dado inequívocas provas de carinho, amizade e úteis conselhos, foi também o primeiro Espírito que se comunicou nessa noite". Sua proposta foi aceita por unanimidade.

Ouvido a esse respeito, o Espírito concordou, declarando-se emocionado pela lembrança e considerando a escolha, como sincera expressão de bondade para com ele, dos irmãos fundadores do novo núcleo espírita.

Fundado para servir, segundo o lema kardequiano: TRABALHO, SOLIDARIEDADE E TOLERÂNCIA.

Sempre com muita PAZ e ALEGRIA...